
Decoração interativa: SIM ou NÃO?
No passado dia 14 de janeiro fomos até Vila Nova de Gaia fazer, uma vez mais, a decoração da festa do Santiago.
Tínhamos apenas 3 condições: o tema era o futebol, usar algo alusivo ao Santiago como jogador e usar o azul por causa do Futebol Clube do Porto. Apesar de serem apenas 3 indicações, conjugar o clube vermelho e branco onde o Santiago joga com o azul do Futebol Clube Porto revelou-se um verdadeiro desafio, tal como eu adoro!
Ao elaborar o projeto digital surgiu a ideia de encaixar a referência do Santiago como jogador, bem como o uso do vermelho, através da própria camisola usada no clube onde joga, dando-lhe ainda mais autenticidade e fazendo lembrar as grandes estrelas do futebol!
Dada a idade do aniversariante, 9 anos, achei que esta era uma festa onde encaixariam muito bem elementos decorativos interativos.Foi aqui que encaixei o Futebol Clube do Porto: fiz um painel com a forma de um campo de futebol já com as posições marcadas a velcro e ao lado estava todo o plantel do Porto (25 jogadores) também com velcro, para que o Santiago, os amigos e também os adultos, pudessem eleger o seu onze preferido.
Quando estava a montar a decoração chamei o Santiago e expliquei o que era aquele painel. A reação foi fantástica: ficou de imediato a brincar durante um bom tempo enquanto eu tratava dos balões. Percebi aí que o meu objetivo iria ser cumprido. Depois da festa, o feedback que tive da mamã do Santiago foi, também ele, fantástico: "O grande sucesso foi o quadro com os jogadores. Os miúdos adoraram."
E pronto, fiquei de coração cheio!
Quando se faz a decoração de uma festa infantil, na minha opinião, muitas vezes é fácil perdermo-nos e querer usar mil e uma tendências ou fazer algo que em termos artísticos até está estupendo mas será que a criança realmente aprecia o que ali está?
Um dos grandes pilares que me rege é, e será sempre, a praticidade das coisas. Muito mais quando se trata de crianças. A festa é delas e devem usufruir dela ao máximo!
Depois disto, decoração interativa: SIM ou NÃO?